Dota 2 contra o COVID-19: ciberatletas coletaram US$188.879 para ajudar na luta

30 de Março de 2020
2020 Lido há 4 minutos

Nos dias 20 a 26 de março foi realizada uma maratona de Dota 2 para a caridade, a WeSave! Charity Play. Ela contou com 24 times de todas as regiões competitivas ao redor do mundo

WePlay! Esports e parceiros da empresa alocaram US$120.000 para a premiação, que juntamente com as doações da comunidade de eSports, será dividida igualmente entre a CEPI e a GlobalGiving para ajudar na luta contra o COVID-19. Ao final do evento, a comunidade de eSports incrementou a premiação para US$188.879.

Mais de 1.000 pessoas se juntaram à arrecadação de fundos. Segundo o Esports Charts, as transmissões tiveram um topo de 161.215 pessoas assistindo aos jogos simultaneamente.

Na situação difícil que estamos globalmente, eSports são o único tipo de esportes que podem ser adaptados às novas circunstâncias, e continuarem a acontecer. É por isso que a iniciativa da WePlay! Esports recebeu apoio apaixonado dos participantes, parceiros e patrocinadores de diferentes países, assim como celebridades ucranianas.

“Levando em consideração o curto período de tempo que levou para criar e lançar esse torneio, estamos muito satisfeitos com o envolvimento da audiência e dos parceiros. Tenho certeza que esse não será o último torneio para a caridade da WePlay! Esports. No futuro, iremos aumentar o envolvimento e a propagação de eSports socialmente responsáveis. Do nosso lado, iremos melhorar as formas de interagir com a comunidade e simplificar o processo de doações para alcançar uma audiência ainda maior”
- WePlay! Esports CEO e Sócio-Executivo Oleg Krot.

O torneio para a caridade foi auxiliado pela comunidade e espectadores de eSports. Muitos estúdios foram amigáveis à ideia e transmitiram a maratona em chinês, português, francês, alemão, turco, árabe e mongol!

A maratona também teve suporte em celebridades ucranianas que gravaram mensagens em vídeo inspiradoras.

“Não importa onde estamos nesse momento, nossa participação nesse evento pode ajudar a salvar o mundo”
- Nata Zhyzhchenko, mulher da frente da banda ONUKA.

“Ajudar é preciso, especialmente agora”
- Michelle Andrade, cantora de nacionalidades ucraniana e boliviana.

Aqui estão os resultados das showmatches em cada uma das regiões:

• Europa: Team Nigma
  • CEI: HellRaisers
  • América do Norte: Evil Geniuses
  • China: PSG.LGD
  • América do Sul: Thunder Predator
  • Sudeste da Ásia: Team Adroit
  • Europa vs. CEI: Team Nigma
  • 3v3 NA All-Star Match: Team Tango

Durante a maratona, a WePlay! Esports disponibilizou vídeos educacionais de conduta durante a pandemia. Assim, além de alavancar fundos, estávamos aumentando a preocupação com os cuidados essenciais.

“Não vivemos em um mundo isolado de eSports. Em grande parte, vemos a solidariedade das pessoas ao redor do mundo e sua prontidão para ajudar umas às outras. Da nossas parte, entregamos outra ferramenta para ajudar a superar essa crise global. Como tudo nos eSports, a caridade tem um potencial enorme de crescimento, e os resultados da nossa primeira maratona mostram que a audiência deseja participar em projetos sociais e entregar ajuda, seja monetária ou com divulgações e discussões. Nós realmente gostamos da ajuda de nossos espectadores e parceiros. Mostramos que eSports são mais que jogos, são uma oportunidade de fazer a diferença,"
- WePlay! Esports CBDO e Sócio-Excecutivo Yura Lazebnikov.

A premiação e todas as doações juntadas durante a maratona vão ser divididas igualmente entre a CEPI e a GlobalGiving, sendo que a primeira desenvolve vacinas e a segunda ajuda na frente de batalha (fornecendo máscaras ou outros equipamentos de proteção).

“Esse vírus é realmente uma ameaça global. Todo mundo é afeatado por ele, e todo mundo precisa assumir sua parte para terminar essa pandemia. Em tempos tão difíceis, é inspirador ver a comunidades diversas como os gamers da WePlay! Esports se unindo e fazendo uma contribuição importantíssima para o desenvolvimento crucial de nossa vacina”
- CEO da CEPI, Dr Richard Hatchett.

“Sua doação para esse fundo irá ajudar a parar a propagação desenfreada do vírus, e dar comunidades das linhas de frente os recursos que necessitam para reagir rapidamente e proteger os mais vulneráveis. As doações ajudarão a:
  • Enviar médicos, enfermeiros, e outras pessoas de linha de frente, para comunidades em apuros;
  • Comprar máscaras, ventiladores, e outros aparatos médicos que salvarão vidas;
  • Entregar itens essenciais às famílias em risco e idosos nas cidades quarentenadas;
  • Alimentar as crianças que dependem de refeições escolares como a única forma de nutrição;
  • Ajudar os esforços de conscientização higiênica."

- Ingrid Embree, Diretora Sênior de Parcerias Estratégias na GlobalGiving.

Sobre a CEPI

A Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) foi lançada em Davos, na Suíça, para desenvolver vacinas e parar epidemias futuras. Teve auxílio das autoridades da Noruega, Alemanha, Japão, Canadá e Austrália, além das fundações Bill & Melinda Gates, WellcomeTrust, e outras instituições de caridade. A CEPI, em coordenação com a Organização Mundial de Saúde e outros parceiros, desenvolve vacinas contra o coronavirus. O objetivo da CEPI é avançar os candidatos à vacida do COVID-10 para testes clínicos e derrotar o vírus assim que possível.

Sobre a GlobalGiving

GlobalGiving é uma plataforma global de arrecadação de recursos que conecta ONGs, doadores e empresas em quase todos os países. A organização é parceira da Hilton, Microsoft, Nike, Facebook, Ford, Cummins, Discovery, Google e outras ainda, para implementar responsabilidade social corporativa e programas de filantropia. O GlobalGiving Coronavirus Relief Fund foi criado para ajudar a proteger aqueles que estão mais vulneráveis; o fundo envia médicos e enfermeiros onde são mais necessários, equipa hospitais com as ferramentas para salvar vidas e entrega itens essenciais às famílias em risco.

Informações de contato para veículos de mídia: press@weplayholding.com